Olá descendente! Nesse post iremos abordar como realizarmos a pesquisa de informações sobre o Dante Causa com os familiares e, assim, poder solicitar a buscar da certidão que dará início ao seu processo de reconhecimento da cidadania italiana.

Agora, o tipo de certidão a ser buscada, irá depender do ano de nascimento do seu Dante Causa(pessoa que transmite a descendência a você), porque antes que existissem cartórios de registros civis (Certidão de Nascimento) na Itália, quem fazia o registro de nascimento era a Igreja Católica (Certidão de Batismo).

Você precisará saber também qual era o nome dois pais dele, qual foi a data de seu nascimento e, em qual comune (“município/cidade”) e ou, província (“Estado”) e ou região (“nordeste, sudeste etc”) ele nasceu na Itália.

E aí, você já sabe qual o nome dele, de seus pais, qual a data de nascimento, qual o comune, província ou região na italiana onde nasceu o seu Dante Causa? Não? Então, o primeiro passo é saber, pois essas informações são fundamentais para podermos solicitar a certificado de nascimento/batismo e casamento/matrimônio caso seu Dante Causa tenha vindo casado da Itália.

Quem é o Dante Causa?

O Dante Causa, geralmente, são os nossos trisavós (trisnonno), bisavós (bisnono) ou avós (nonno), tanto na linha materna, quanto na linha paterna, ou até mesmo nas duas, como foi o meu caso. Então, fica a dica.

Quanto menor for a sua idade, maior será a geração do seu Dante Causa. Outra dica importante é, não confunda Dante Causa com Antenato (antepassado), pois o Dante Causa é aquele que inicia a transmissão de sua descendência e Antenato é o seu antepassado(s). Entendeu? Não? Então deixa eu explicar melhor.

O Dante Causa também é seu antenato, mas seus descendentes até você também são, entretanto, somente seu Dante Causa poderá transmitir a descendência italiana a você, porque ele foi o primeiro italiano a começar a sua linhagem no Brasil, ou seja, ele foi o italiano que imigrou. Ok?

Agora que já sabemos o que procurar, vamos partir para onde procurar. A primeira e mais rica fonte de pesquisa, são seus próprios parentes vivos, e quanto maior for a idade deles, maior será a chance de se obter a informação desejada.

Quem pode ajudar nas informações sobre o Dante Causa?

Outra coisa muito importante é: procure aqueles que cuidaram de seu Dante Causa antes dele falecer, pois são eles que provavelmente foram os responsáveis pelo seu sepultamento, e portanto, devem ter guardado seus documentos como o óbito entre outros documentos. Assim, como são os que tiveram maior convívio com ele e poderão te passar informações importantes para sua pesquisa.

Entretanto, caso não consiga muita coisa com esses parentes em específico, não descarte nenhum outro parente existente depois desses. Converse com todos e não desconsidere nenhuma informação que te pareça irrelevante, pois como você não sabe nada agora, fica difícil para você avaliar a relevância das informações obtidas, e uma dessas informações poderá no futuro, ser a peça do quebra-cabeça que faltava para completar a sua pesquisa, então anote tudo!

Caso alguém tenha posse de algum documento dele, tenha calma e não vá com muita “sede ao pote”, peça gentilmente uma cópia (você não precisa do original) de todo e qualquer documento que possa existir em posse deles, pois em alguns casos, pedir os originais pode não ser muito bem interpretado, pois podem não entenderem muito bem o porquê dos seus propósitos para com esse documento e acabar por não te ajudarem.

Você deve procurar e solicitar cópias dos seguintes documentos:
  • certidão de nascimento italiana;
  • certidão de batismo italiana;
  • documentos de imigração do comune,
  • documentos de embarque na Itália (porto de Gênova ou porto de Nápoles são os mais prováveis);
  • documentos de desembarque no Brasil (porto do Rio de Janeiro ou porto de Santos são os mais prováveis);
  • registro de estrangeiro.
Se não existir esses documentos ou você não conseguir, faça então três perguntas aos seu parentes:
  • você sabe em qual município/cidade (comune) eles nasceram, ou estado (província), ou região (lombardia, vêneto, toscana, calábria, sicília, etc) ele(a) nasceu e viveu na Itália?
  • Você sabe a data de nascimento ou pelo menos o ano de falecimento?
  • Em qual ano, porto ou navio ele(a) ou eles(as) desembarcaram aqui no Brasil?

Dependendo das resposta, você já terá informações para continuar as suas pesquisas utilizando outros mecanismos de busca.

Se não conseguiu nada, a segunda e mais objetiva fonte de pesquisa é a reunião de seus documentos de registro civil. Reúna a sua certidão de nascimento, a do seu pai/mãe, e a da sua avó/avô.

Na sua aparecerá os nomes de seus avós (nonnos), na dos seus pais aparecerão os nomes dos seus bisavós (bisnonnos) e na dos seus avós aparecerão os nomes de seus trisavós (trisnonnos), e assim por diante.

Pronto! Com sorte você já terá o nome do seu Dante Causa e dos pais dele.

O importante agora é: “NÃO SAIA GASTANDO SEU DINHEIRO SEM PRECISAR”, converse primeiro com seus parentes e reúna as certidões e documentos que já estejam em suas “mãos”.

Tente obter um documento que confirme essa informação também é fundamental, então foque nos parentes, pergunte, visite-os, se divirta com as histórias, se emocione em saber mais sobre aqueles que te antecederam, e se as histórias estiverem convergindo, existe grande chance dela ser verdadeira e se conseguir os documentos, terá conseguido atingir o seu propósito ou estará mais próximo dele.

Caso não tenha conseguido muita coisa com sua família ou com os documentos que você tem em “mãos”. Acesse agora o post Como obter as primeiras informações sobre o seu Dante Causa com os cartórios e Igrejas, e saiba com detalhes como isso é possível.

Ciao a presto

2 Comentários. Deixe novo

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.