Olá descendente! Se você está lendo esse post, é porque não obteve muito sucesso na pesquisa com os seus familiares ou com as certidões que estavam em “mãos”, certo?

Agora,  se você está lendo esse post e não leu o anterior, recomendo que leia Como obter as primeiras informações sobre o meu Dante Causa com os familiares, e saiba como obter informações gastando nada ou muito pouco.


Pesquisa nos cartórios

O que as pessoas não sabem, é que muito mais informações estão contidas em nossos registros civis que nós acreditamos ter, pois estamos acostumados a ler as informações contidas em certidões simples, mas nelas constam apenas um resumo de todo o conteúdo registrado nos livros civis, por isso são chamadas de certidões simples.

Sendo assim, quando as informações contidas nas certidões simples são insuficientes, temos o recurso de solicita-las em outro formato chamado de segunda via em inteiro teor junto aos cartórios. Essa certidão será uma “cópia fiel” do registro feito no livro do cartório, seja ela de nascimento, casamento ou óbito.

Neste formato as informações serão mais completas e terás maior chance de obter as informações desejadas, como nomes, cidades/estado/região e datas de nascimento, casamento e óbito de seus antepassados.
Com sorte, você encontrará as informações necessárias pra solicitar as certidões de seu Dante Causa ao comune ou parrochia italiana ou se preferir contratar o nosso serviço de  busca e apostilamento dessas certidões na Itália, ou pelo menos já terá novas informações pra continuar a sua pesquisa.

Caso seu antepassado tenha nascido, casado ou falecido em outro estado diferente do seu, não se preocupe, pois na maioria dos casos você não precisará se locomover até lá. Hoje graças a tecnologia você pode solicita-las através de telefone, e-mail ou on-line. Mas é importante saber onde seu Dante Causa viveu, casou e faleceu aqui no Brasil pra saber em qual cartório ou paróquia você terá que pedir essas certidões.

Outro ponto importante é que para pedir uma segunda  via de inteiro teor de alguma certidão, é necessário  saber em qual cartório essa certidão foi lavrada, assim como também, o número do livro, folha e termo. As certidões simples que você já possui, contem essas informações, basta você passar os dados ao cartório e pedir a segunda via de inteiro teor.

Quando não se sabe o cartório, faça um levantamento dos cartórios de registros cíveis que existem na região onde seu antepassado viveu, casou e ou faleceu, assim como a partir de que ano eles passaram a existir e solicite uma pesquisa junto a eles informando o nome completo da pessoa, o nome de seus pais, o ano da lavratura da certidão, se não souber o ano, pode pedir que a busca seja feita entre 15 a 20 anos antes ou depois da possível data do evento, pois era comum fazerem registros tardios.

Bom, é aqui que alguns problemas costumam aparecer, como a negativa do cartório de não encontrar a certidão na busca. Os motivos são diversos, mas se esse for o seu caso, acesse Como solicitar pesquisa aos cartórios e saber contra argumentar suas negativas lá te explicarei com detalhes como interagir com os cartórios quando as certidões não forem encontradas ou foram destruídas e assim conseguir possivelmente reverter essa situação.

Pesquisa nas Igrejas

Caso o seu Dante Causa tenha casado e falecido antes do cartório ter existido naquela região, então terá que fazer a pesquisa nas paróquias e não nos cartórios, vai dar um pouco mais de trabalho, porque ao contrário dos cartórios que tem dias e horários pre determinados de atendimento, nas paróquias não é assim que funciona. Lá dependeremos da disponibilidade dos padres para nos atender, ou da pessoa que foi designada pelo padrevpara cuidar desses arquivos.

Se for esse o seu caso, você também pode obter informações por telefone ou e-mail assim como fazemos, porém o que infelizmente costuma acontecer é que provavelmente terá que fazer o seu pedido de pesquisa no arquivo paroquia pessoalmente já que esse tipo de contato é muito difícil de ser atendido. A partir dai, o restante do processo é o mesmo do cartório, achando o registro na igreja (Batismo, Matrimônio e Falecimento), peça uma segunda via de seus registros.

E essa regra vale inclusive pra você que já tem essa certidão guardada na família, mas que esteja deteriorada ou seja muito antiga, pois no futuro lhe será exigido uma mais nova a ser anexado em seu processo de cidadania. Se tiver o documento antigo, lhe facilitará, pois nesse documento já está contido em qual foi a igreja, o livro, número e termo do livro paroquial que foi registrado o ato.

Lembre-se de que nesse caso estamos falando da certidão de batismo, matrimônio ou óbito. Em alguns casos esses arquivos podem ter sido transferidos para a Diocese responsável por essa região, mas isso será informado a você pela paróquia, ai bastará você pedir as informações lá.

Conclusão

E ai? Agora com essas dicas você acha que já da obter as certidões e as informações necessárias para a solicitação das certidões italianas de seu Dante Causa na Itália?

Sim! Então, agora chegou o momento de saber como faremos para solicitar sua certidão na Itália? Saiba como clicando em Como solicitar as certidões do seu Dante Causa ao comune ou parocchia italiana?

Não? Então, saiba como prosseguir com a pesquisa caso seja esse o seu caso clicando em Como realizar a pesquisa de informações do Dante Causa no Brasil?

Agora, se não tiver tempo, paciência ou habilidade pra isso, clique aqui e preencha o formulário para falar conosco e orçar o serviço de pesquisa que prosseguiremos com esse trabalho para você.


Ciao a presto

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.