Olá descendentes! Então se você está aqui lendo esse post no meu blog, foi porque provavelmente descobriu que é descendente de italiano, e descobriu também que é preciso construir a sua árvore genealógica. Certo? Que bom! Aqui você irá aprender como realizar o processo de como construir a sua árvore genealógica.
A Genealogia é a ciência que estuda a origem de pessoas, famílias e tudo que seja pertinente a esse estudo, como a origem de nomes e sobrenomes por exemplo. Contratar um profissional desse gabarito é algo que costumar ser infelizmente inacessível para muitos devido aos valores cobrados por esses profissionais.
Então, se esse é o seu caso, assim como foi o meu, a boa notícia é que irei te ensinar como fazer essa pesquisa sozinho, assim como eu fiz.
Vamos começar? Você pode utilizar programas de computadores se tiver habilidade ou pegar mesmo uma folha de papel, lápis ou caneta. Existem alguns sites gratuitos e outros não, onde você pode realizar esse processo, e com sorte até mesmo já encontrar lá informações sobre os seus antepassados, mas por hora recomendamos que você continue lendo esse post e siga nossas recomendações, pois você poderá acabar se perdendo em meio a muitas informações e perderá também o seu foco, mas não se preocupe que nos demais posts que estão por vir, nós abordaremos mais sobre esses sites.
Então, vamos começar? Pegue a sua certidão de nascimento ou casamento e comece por você, colocando seu nome completo, seu local e data de nascimento. Depois, acima de você deve repetir esses mesmos procedimentos colocando os nomes de seus pais, e depois coloque acima do nome dos seus pais, os nomes de seus avós paternos e maternos. Pronto, agora já temos a base da árvore genealógica e dependendo da sua idade, já teremos aqui a informação que você buscava de quem é ou se há um ascendente italiano.
Vejamos o exemplo abaixo como fica, onde quem transmite a descendência é o avô paterno.
Vamos continuar? Mas antes, deixa eu dizer uma coisa, para sua árvore não ficar muito confusa e você não se perder, já que o objetivo aqui é construir a árvore de forma objetiva e chegar aos ascendentes italiano(s). Vamos construí-la pela linha paterna.
Então, continuando nosso exemplo, pegue as certidões de nascimento ou casamento de seus pais, e coloque acima do nome dos seus avós os nomes de seus bisavós paternos e maternos, e seus locais e datas de nascimento.
Vejamos o exemplo abaixo como fica, onde quem transmite a descendência é o bisavô paterno.
A partir daqui somente consegue aqueles que conseguiram as certidões de nascimento dos avós, ou para aqueles que tem a sorte de ter um parente que lembra de tudo sobre a família, o que parece ser incomum, mas acredite, não é. Então vamos lá? Coloque acima do nome dos seus bisavós os nomes de seus trisavós (tataravós) paternos e maternos, e seus locais e datas de nascimento.
Vejamos o exemplo abaixo como fica, onde quem transmite a descendência é o bisavô paterno.
Pronto! Se você conseguiu chegar até aqui, então ficou perfeito. Porém, infelizmente a maioria das pessoas não conseguirão chegar a todas essas informações de forma tão rápida e sem muito tempo despendido com conversas, visitas a seus familiares, pesquisa em órgãos governamentais, entre outras coisas.
Mas é isso aí! Ninguém disse que seria fácil não é mesmo? Mas fique tranquilo que preparamos vários posts que irão te ajudar a concluir a sua pesquisa e alcançar o seu objetivo.
Chegamos ao ao nome do italiano que imigrou da Itália para o Brasil que chamamos de Dante Causa, aquele que transmite a descendência italiana a toda a sua geração, ele pode aparecer na linha dos avós, bisavós ou trisavós, porém conhecer os nomes dos seus antepassados, locais e datas de nascimento, é de fundamental importância para nos dar a certeza de que quando formos pesquisar por certidões, e solicitar buscas delas na Itália, teremos a certeza de que estaremos solicitando os dados ou certidões da pessoa certa.
Sendo assim, agora que você aprendeu a montar a sua árvore genealógica, ou o esboço dela. Vamos seguir para o próximo passo?
Acesse agora o post como obter as primeiras informações sobre o meu Dante Causa com os familiares e prossiga com a montagem da sua árvore genealógica em busca das informações do seu Dante Causa e assim prosseguir com o processo que te permitirá obter a sua cidadania italiana.
Assista o vídeo abaixo que exemplifica melhor tudo o que foi abordado nesse artigo que você acabou de ler.
Bom é isso! Espero ter conseguido ajuda-los e dúvidas comente aqui que assim que puder eu irei te responder.
Ciao a presto
2 Comentários. Deixe novo
Gostaria de saber orçamento para realização da arvore genealogica de minha familia
Olá Sr Hugo, prazer em conhece-lo.
Em primeiramente, obrigado pelo seu contato, em resposta a sua pergunta, pra eu te passar um orçamento eu preciso que você me passe mais detalhes sobre a sua necessidade. A construção da árvore genealógica é dividida em três fazes, a pesquisa dos registros, as correções dos registros e a construção da sua árvore genealógica. Portanto, uma coisa é montar a sua árvores genealógica, a outra é fazer uma pesquisa de genealogia. Então, se o que você deseja for a segunda opção, eu preciso saber quais certidões (copia dos registros) você já tem, quais e onde teremos que pesquisar as cópias faltantes (cartórios, igrejas, no Brasil ou na Itália), pra dai poder medir o nível de trabalho que teremos que dispender.
Bom é isso, se quiser tratar do assunto mais privadamente, nos envie um e-mail para contato@melissaspoladori.com.br e nos forneça mais informações. Então fico no aguardo de sua resposta pra podermos te passar um orçamento de forma responsável e justa.
Atenciosamente,
Melissa Spoladori