Melissa Spoladori

O que é a CNN e como solicitar essa certidão?

Olá descendentes! Você conseguiu a certidão de nascimento italiana do seu Dante Causa, então imagino o quanto você já deve ter comemorado ou chorado de emoção. Mas é isso mesmo, comemore pois só nós sabemos o quanto é trabalhoso de conseguir. Entretanto, como já sabemos, para quem já acompanha o nosso blog, obter a certidão de nascimento do nosso Dante Causa (Antenato) não nos dá a certeza de que somos descendentes de italianos, pois isso, não necessariamente nos dá o direito ao reconhecimento da cidadania italiana.

É por que isso acontece? Porque durante a vida de seu Dante Causa ele pode pode ter se naturalizado brasileiro, ou ter renunciado a cidadania italiana. Os motivos são diversos e não importa discutirmos o mérito, o que é importante agora é saber se ele não renunciou a sua cidadania italiana. E pra termos essa certeza, podemos emitir gratuitamente no site do Ministério da Justiça uma certidão conhecida como CNE Certidão de Naturalização de Estrangeiros.

Essa certidão pode dar negativa (CNN – certidão negativa de naturalização) ou pode dar positiva (CPN – certidão positiva de naturalização). A maioria dos imigrantes italianos não renunciaram a cidadania italiana de forma espontânea, mas é importante emiti-la pois, essa certidão é obrigatória em seu processo de reconhecimento cidadania italiana.

Vamos ver agora como emita-la.

Acesse o site do Ministério da Justiça no link abaixo e siga os passos abaixo descrito nesse post.

Ministério da Justiça – e-certidão

http://deest.mj.gov.br/ecertidao/abrirPesquisa/abrirEmissao.do

Vai abrir essa página

Em, DADOS DO REQUERENTE:

1° – clique no campo Nacionalidade e, selecione Brasil

2° – clique no campo CPF do interessado e, digite seu CPF

3° – clique no campo Sexo do interessado e selecione, o seu sexo de nascimento

4° – clique no campo Grau de parentesco e selecione, o que o italiano era seu, ex.: pai, avô, bisavó, etc.

5° – clique no campo Motivo da solicitação e selecione, Aquisição de cidadania

6° – clique no campo Indicar país e, selecione Itália

Em, Dados  do REQUERIDO:

7° – clique em Nome e digite o nome do seu antenato igual a como está escrito na certidão italiana

Obs.: caso o nome ou sobrenome de seu antenato tenha sofrido abrasileiramento, ou seja, era Giovanni e virou João, era Bianche e virou Branco, e etc., clique no botão com o simbolo de “+” e vá adicionando todos os nomes e sobrenomes que sofreram essas alterações tais como eles foram escritos em todas as certidões brasileiras onde o nome e sobrenome dele foram citados.Ex.: Giovanni Bianche, João Bianche, João Branco, etc.

8° – clique no campo Sexo e selecione, o seu sexo de nascimento de seu antenato

9° – clique no campo Nome do pai e, digite o nome do pai de seu antenato igual a como está escrito na certidão italiana

10° – clique no campo Data de nascimento e, digite a data completa de nascimento de seu antenato, ou se não souber, clique no outro campo e preencha o ano

11° – clique no campo País de nascimento e, selecione Itália

12° – clique no campo Repita os caracteres e, digite os números e letras que aparecem na imagem acima do campo

Pronto, agora clique em emitir no canto inferior direito da sua tela e o documento será emitido e aparecerá um documento igual a esse abaixo.

Se o resultado foi NEGATIVA, então parabéns, seu antenato não se naturalizou e seu processo quanto a isso seguira sua normalidade. Agora, se o resultado for POSITIVA, ai você terá que verificar se na data que ele se naturalizou o filho dele que está na sua árvore de descendência (quem te transmite a descendência) nasceu antes ou depois da data que ele se naturalizou, ou seja, se nasceu antes, então está tudo bem, porém se nasceu depois, ai você terá um problema e poderá perder o direito a cidadania, digo poderá porque cada caso é um caso, mas é praticamente certo que terá perdido o direito infelizmente.

Bom descendentes, isso é tudo! Dúvidas comente aqui embaixo ou faça contato que te responderei melhor se puder ajudar.

Ciao a presto!